InFocus: Miguel Rita

quinta-feira, novembro 09, 2006

Processamento com Levels

Olá! O que me custa mais é ver uma foto bem interessante sem aquele processamento especial, para lhe dar a vivacidade necessária. Vou abordar um pouco o processamento apenas com levels, e no final um toque de "add" ou técnica de "adição".

A foto original pertence a Tiago Trigo.



Ok, então vamos olhar para a foto original para percebermos o que pode ser melhorado. Penso que neste caso ficou um pouco subexposta, não revelando brilho na àgua, nem dando aquele contraste que gostamos de ver nas zebras.



NO Corel PhotoPaint, vamos abrir o Menu Adjust >> Tone Curve. No Adobe Cs, penso que também deverá ser fácil encontrar esta ferramenta. O quadro seguinte mostra os ajustes necessários para equilibrar todos os pontos. Numerei os pontos, para se ter uma ideia onde vai acontecer a alteração na foto.



De momento o retoque principal já estava feito, e temos um resultado satisfatório, mas se pretender passar a barreira do convencional, aconselho-o a prosseguir:

Dar um pouco mais de força ao terreno

O que se pretende aqui é dar um pouco mais de ganho ou "gain" ao terreno, fazê-lo ainda um pouco mais vivo. Vou utilizar a técnica da "adição" ou "add" para obter o efeito.

1) Duplique a layer original
2) Passe para modo de ADD A 100%
3) Com o "brush" de apagar, utilize uma ponta circular semi-opaca, e remova
os brilhos em excesso, como está na 2ª layer.

Este trabalho já requer alguma perícia com o "brush", pois a ideia é remover as partes brilhantes, sem tocar nos pontos mais escuros.



Ok, já temos brilho extra no terreno sem alterar o brilho na àgua, o resultado final, já com sharpen adicionado foi este:

1 comentário:

Anónimo disse...

Não sei como agradecer, meus parabéns, sabes muito de edição, segue assim, valeu...